segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como colher 3 alfaces em 3 meses, com a mesma planta #hortaemvasosdoricardo

Esta dica do blog é bem interessante e dá resultado muito bons.
 Este alface que foi cortado no vídeo já foi colhido a 20 dias atras, e eu fiz um sistema que eu corto e deixo uma parte do alface, que o faz brotar mais alfaces do lado da parte cortada, como mostra a foto abaixo:Mais ou menos uns 7 brotos novos
 outra foto mostra o tamanho que os brotos ficam abaixo:
 Ai com o auxílio de uma faca corta exatamente no meio do talo do alface até chegar na raiz, dividindo o alface em duas partes, uma pode ficar no mesmo local e a outra parte em um vaso novo ou canteiro, assim que colocar a outra parte do alface em um lugar definitivo, tem que retirar os brotos menores e deixar o que estiver maior, deixando apenas um alface pra crescer, se ficar 2 eles não irão crescer muito, um atrapalha o crescimento do outro, somente 1 alface que irá ficar, ai ele crescerá bem forte, daqui 1 mês ele já poderá ser colhido novamente
Tente por em prática, plante depois me conte como foi.
 Boa sorte na sua horta.

#hortaemvasosdoricardo #colher #alface #planta #horta #hortacaseira #hortaemcasa #hortaorgânica #orgânica #orgânico #saúde #plantar#colheita #hortasuspensa 

Como plantar cebolas com uma pequena parte da cebola #hortaemvasosdoricardo

Neste vídeo acima eu mostro como eu faço pra plantar minhas cebolas, com apenas o fundo da cebola eu consigo plantar e ainda sobra uma grande parte da cebola pra poder ser usada em outras coisas.

 A cebola brota muito rapidamente, olha ela brotada na foto abaixo apenas com 1 semana, cresceu até bem
Estas folhas da cebola é muito parecidas com a da cebolinha, ela é apenas um pouco mais grossa, mesma grossura da folha do alho.
As folhas da cebola ficam muitos grandes e crescem muito, tem algumas que até dobram de tão grandes.
 Agora a cebola com 2 semanas abaixo
Viu o tamanho das folhas que grandonas.
 Depois de 8 meses a 1 anos embaixo da terra, se formam algumas cebolas, de 2 a 4 cebolas, isto mesmo apenas com uma parte muito pequena da cebola dá pra colher mais 4 cebolas.
 Tente fazer você ai também em casa, depois me conte o resultado.
 Espero que tenham gostado da dica, quem gostar dê seu joínha no vídeo e compartilhe pra ajudar o canal a mostrar o conteúdo a mais pessoas, muito obrigado.


 Agora depois de 4 meses obtive o resultado das cebolas, como mostra no vídeo cresceu 3 cebolas, tente fazer em casa vai ser uma experiência muito legal.



#hortaemvasosdoricardo #como #plantar #cebola #ceboladecabeça #cabeça #cortada #plantar #enraizar #horta #hortasuspensa #hortacaseira #hortaemcasa #hortaemapartamento #hortaorgânica #orgânica #orgânico #chorar #ardida #comida #vaso 

domingo, 10 de agosto de 2014

Amoras silvestres plantadas com sementes #hortaemvasosdoricardo

As amoras silvestres deste vídeo eu as comprei no supermercado aqui perto de casa e eu separei 2 amoras pra plantar, com uma peneira eu fui apertando e lavando com água corrente até as sementes ficarem bem limpinhas,
 Depois eu as coloquei pra secar no sol durante 1 semana.

 Ai eu as peguei e plantei em uma bacia, em junho de 2012, aguardei 1 mês e nada, até achei que não nasceriam, pois em janeiro de 2013 elas nasceram, acredite depois de 7 meses elas nasceram todas de uma só vez, muito legal, elas nasceram muito perto umas das outras que eu precisei colocar em vários vasos diferentes pra crescer melhor.
 Assim que estavam um pouco maiores eu as coloquei na frente da minha casa, quando se planta por sementes elas começam a dar frutos depois de 2 anos, e feitas a parti de estacas demoram apenas 1 ano.
 Mas depois de 2 anos e 2 meses passados minha ansiedade acabo, finalmente surgiram as primeiras flores.

Este foi a primeira a aparecer
Começando a abrir
A flor mesmo sem as pétalas é muito linda
Assim que as amoras começarem a crescer colocarei mais fotos, muito obrigado
1 semana depois da flor se abrir, já está crescendo a amora silvestre.

#hortaemvasosdoricardo #amorasilvestre #amora #amoras 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como plantar sementes de alfaces: germinação #hortaemvasosdoricardo

Dica boa de como plantar suas sementes de alfaces


     Neste vídeo eu   mostro como eu faço pra preparar as minhas mudas de alfaces de uma forma bem simples.
 Primeiro eu uso terra vegetal, húmus de minhoca e substrato.
 o bom do substrato que faz com que a terra retenha mais água  e fique mais solta que facilita e muito o desenvolvimento da raiz do alface, pois em terras mais duras o alface tem o seu crescimento dificultado.
 Exemplo: eu uso a porção da mistura da terra.
 Em 1 quilo de terra vegetal
 uso 200 gramas de húmus de minhoca + 200 gramas de substrato.
 Eu usei 4 espécies de alface diferentes: crespa, lisa, mimosa e americana.
 Pra plantar basta fazer um furo na terra bem raso, quanto mais raso melhor, pois a semente quando nasce é muito sensível, cobrindo a semente com uma camada bem fina.
 A semente nasce depois 3 a 7 dias, quando a muda tiver cerca de 7 centímetros de comprimento da folha já dá pra fazer a sua transferência para um vaso maior.
 A distância boa para um alface crescer melhor é de 30 centímetros ou colocar em vasos individuais.
Lembrete, regar 1 vez ou 2 vezes se o dia estiver muito quente, prefira molhar ou de manhã ou de tarde, nunca durante o sol quente, poderá queimar suas folhas e cozinhar ela.

 Depois de 15 dias plantado ele fica do tamanho da foto, lembrando que para um bom crescimento ele precisa também de 4 a 8 horas de sol, sem sol ele não cresce, procure locais da casa ou apartamento que bata sol direto.




Alfaces depois de 1 mês de plantado


Alface mimosa com 1 mês
Alfaces mimosas com 2 meses pronto para ser colhido
Esta alface chego a 54 centímetros de largura, fico com um tamanho ótimo 
 uma alface demora cerca de 2 meses pra ser colhido, se deixar mais tempo a folha começa a ficar mais dura, e logo em seguida logo ela começará a dar flores e muitas sementes, cada botão do alface dá cerca de 15 a 20 sementes, aqui em casa consegui mais de 2 mil sementes apenas com 1 único pé de alface.

#hortaemvasosdoricardo #alface #germinar #germinou #semente #germinarsemente #germina #germinação #brotar #horta #hortacaseira #hortaorgânica #hortanatural #hortasuspensa #hortaemcasa #hortaemapartamento #vaso #plantar