segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como replantar cebolinhas compradas no supermercado ou sacolão #hortaemvasosdoricardo

Reaproveitar as cebolinhas que são vendidas em supermercado, sacolão.
 A primeira coisa que pode fazer, é cortar as suas folhas como mostra no vídeo, de 1 a dois dedos acima onde começam a sair as folhas novas, e também tem que retirar um pouco de suas raízes para que ela fique mais forte, assim que colocar elas em um buraco fundo tem que aperta a terra em volta e regar em seguida.
 As cebolinhas vão muito bem com esterco de boi ou de galinha, quem não quiser utilizar estes, pode colocar húmus de minhoca com farinha de osso bem misturada com a terra, mais pra frente pode adicionar torta de mamona, 2 colheres por metro quadrado.
 As cebolinhas adoram muito sol, depois de 1 mês olha como elas estão na foto abaixo !!!
 Procure plantar com distâncias de 5 centímetros entre elas para que ela posso engrossar mais, quando planta muitas juntas uma tira a força uma das outras as tornando fracas e ficas, por isso deve respeitar as distância entre elas.

#hortaemvasosdoricardo #replantar #cebolinha #comprar #casa #supermercado #sacolão #horta #hortacaseira #hortaorgânica #organica #hortaemcasa #hortaemapartamento

Tomates uva, mudas de morangos e pimentões crescendo #hortaemvasosdoricardo

Como pode ver neste vídeo os tomatinhos uvas estão bem carregados.
 Só para vocês ficarem sabendo, este tomatinho uva foi plantado a parti do método de enraizamento, retirada de um broto chamado de (chupão) que brota do tomateiro e se não retirar estes brotos vai dar tomates só que não crescerão muito bem, pra ficar com um tamanho legal.
nesta foto tem 2 cachos de tomates bem perto.
Eles madurinhos ficam lindos.
Assim ele já está no ponto de ser colhido, esta variedade tem um adocicado bem gostoso, excelente em saladas, combina muito bem em saladas de alface ou pepino.
=====================================
Agora vou falar das mudas de morangos.
Tem coisa melhor do que colher seus próprios morangos !!!
No começo eram somente 4 mudas que eu comprei, hoje em dia 
19/ janeiro/2015. 
Já deve ter mais de 85 mudas, vou espalhar na frente da casa, nos vasos no quintal, alguns na estufa mesmo, por enquanto ainda são apenas 5 morangueiros dando flores, logo vão todos florir, ai vou ter que fazer suco de morango todos os dias pra conseguir consumir todos, hehe.

========================================================
já os pimentões produziram pra mim um tamanho razoável, ele poderia crescer mais se não fosse todos dias um calor tão intenso.
Deram mais ou menos uns 20 pimentões. pois eu fiz uma poda de suas folhas como pode ver neste vídeo abaixo:

Flor muito bela
Com uma cor mais vermelhinha dão uma aparência muito mais bonita ao fruto.
Este são vermelhos, mas existem o verde, amarelo e vermelho.
Cada 1 com um sabor diferenciado !!!

#hortaemvasosdoricardo #tomate #tomateuva #tomato #muda #morango #pimentão #pimentões #crescer #horta #hortacaseira #hortaorgânica



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como plantar coentros #hortaemvasosdoricardo

 Hoje eu venho mostrar como eu planto os meus coentros, pra eles crescerem forte e saudáveis, como é mostrado no vídeo abaixo.

Primeiramente eu faço uma adubação de substrato, húmus de minhoca e 2 colheres de farinha de osso.
Quando a adubação fica pronta, no caso de uma jardineira dá para plantar uma bela quantidade de coentros, pra sempre ter coentros disponíveis pra usar tem que sempre plantar algumas sementes a cada 1 mês, pra manter sempre coentros pra usar na sua culinária.
Tendo o auxílio de uma espátula, faz uma fileira afundando cerca de 1 a 2 centímetros de fundura, deixando uma distância de 10 centímetros da fileira do lado.

Ai neste local vai jogando as sementes, em média pode colocar 1 semente a cada 1 centímetros, pois cada semente nasce dois pés de coentros, se aperta a semente ela se divide em 2 partes.
 Assim que forem nascendo precisa fazer o debaste, retirando algumas mudas deixando um espaçamento maior para que as mudas cresçam mais, se deixar de 5 a 10 centímetros entre as mudas elas passam de 1 metros de altura.
Com 2 a 3 centímetros elas crescem uns 50 centímetros, por que elas se competem retirando os nutrientes de umas das outras, não adianta lotar de adubos, os nutrientes vai acabar da mesma forma, e elas soltam substâncias na terra que inibem o crescimento da planta do lado.
Por isso se plantar muitas cebolinhas juntas, muito juntas elas vão parecer capim de tão finas, mais longe elas engrossam bem, vai a dica !!!
Sempre regue 1 ou 2 vezes por dia dependendo do calor do dia ou de manhã ou a noite, durante o sol não pode, pois pode cozinhar a planta e ela pode murcha.
E boa sorte, obrigado.

#hortaemvasosdoricardo #como #plantar #coentro #plantarcoentro #horta #hortacaseira #hortaemcasa #hortaorgânica #organica #orgânico #hortaemapartamento


Minha adubação acelera o crescimento das mudas de meus alfaces: diferença enorme mostrada no vídeo #hortaemvasosdoricardo

Seja bem vindo ao blog da horta em vasos do ricardo
 Neste vídeo acima eu mostro como eu faço pra adubar meu vaso antes de colocar as novas mudas de alfaces !!!
 Na terra eu adiciono um pouco de substrato de coco, húmus de minhoca e 2 colheres de farinha de osso, a farinha de osso é muito boa, depois que comecei a usar ela meus alfaces começaram a crescer muito mais.
 A ideia de usar substrato é que ele faz com que a terra fique bem solta, quanto mais melhor, que alem de afofar ela segura mais a umidade na terra, que faz o alface crescer mais ainda.
 Se fizer uma camada de palha ou substrato por cima da terra ele faz com que a terra fique mais protegida de não se compactar quando cai chuva no vaso, o solo compactado atrapalha que as raízes da alface se desenvolva, fazendo com que ele cresça pouco, terras secas também fazem crescer pouco, o que dificulta também é o sol de hoje em dia, quente demais.
 Se possível em lugares muito quentes colocar uma tela de sombrite que barrará 50 porcento da luz solar, sol muito quente fazem as folhas do alface queimar com o calor em excesso.
 Olha algumas fotos de alguns alfaces que eu plantei !!!!


                                      Antes, alface mimosa
                                      Depois, alface mimosa

                             54 centímetros de largura, este ficou enorme
            Esta foto eu adoro, curto demais, obrigado pessoal.

#hortaemvasosdoricardo #adubar #adubação #crescimento # muda #alface #diferença #vídeo #youtube #blog #horta #adubo #horta #hortacaseira #hortasuspensa #hortaorgânica #organica #organico #vaso #crescer

Como transplantar mudas de pimentões.e pimentões colhidos depois de 3 meses #hortaemvasosdoricardo

 Olha como é simples fazer o transplante das mudas de pimentões, como é mostrado no vídeo abaixo !!!!
 As sementes que eu fiz esta muda foi retirada de 1 dos pimentões que eu já tinha plantado e este pimentão é do vermelho, como pode ver na foto eles verdes e depois maduros.

Muito lindo não acharam, Fiquei muito empolgado com a quantidade.


Eu tive que esperar mais de 1 mês pra eles ficarem assim madurinhos: muito saborosos quando são colhidos na hora !!!

#hortaemvasosdoricardo #transplantar #transplante #muda #pimentão #pimentões #pimentão vermelho #vermelho #vídeo #youtube #meses #colheita #colher #horta #hortacaseira #hortaorgânica #orgânica #orgânico #saúde #semagrotóxico #hortanatural #vaso

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Como fazer novas mudas de morangos.72 mudas formadas rapidamente #hortaemvasosdoricardo

Como multiplicar os morangueiros:

 Como podem ver no vídeo, eu tive que comprar 4 mudas de morangos.

  Depois de 2 meses começaram a dar os primeiros frutos, deram 2 de início, depois em seguida 5 a cada 1 semana.

 Somente depois de 5 meses começaram a sair os primeiros galhos que rapidamente dá pra fazer mudas novas, geralmente estes galhos medem uns 30 centímetros, e na ponta começam a sair folhas, e embaixo uma raizinha que se fixar na terra, muito rápido ela cresce e se fixa rapidamente no solo.

  Eu fiquei impressionado, depois de 50 dias eu que só tinha 4 mudas, agora eu tenho 72 mudas, imagina 72 morangueiros vou ter que arrumar rápido muitos lugares.

  Lembrando que neste vaso maior só pode ter de 4 a 5 mudas, este espaço estou usando somente pra fazer as mudas antes de eu as transferir elas para outro lugar, na frente da casa será um ótimo local.vou pendurar os morangos para fora, o pessoal que passar na rua vai ficar maluco, imagina 10 morangos que bonito vai ficar.
 olha quantas mudas neste vídeo, 72 mudas novas de morangos, fica até difícil achar tantos lugares para tantas mudas.

#hortaemvasosdoricardo #comofazer #muda #morango #horta #hortacaseira #hortaorgânica #hortaemcasa #hortaemapartamento #hortaemvaso #plantar #fazer #vídeo #youtube #plantação #saúde #natural


Resultado obtido com poda do pimentão, colheita boa #hortaemvasosdoricardo

Olá pessoal, hoje venho trazer o vídeo de como podar o pé de pimentão e posteriormente mostrar os pimentões que eu colhi.
 Este pimentão eu fiz uma boa poda das folhas debaixo onde aparece a primeira forquilha, pois a retirada de suas folhas fazem com que ele concentre a força dele para o fruto, fazendo com que ele cresça mais e também o tamanho da planta fica maior também.
 Neste vaso grande eu usei 3 colheres farinha de osso, 8 quilos de terra vegetal, 2 quilos de húmus de minhoca, 3 quilos de substrato de coco.
 Ai quando surgiram as primeiras flores eu adicionei torta de mamona, pois ela tem a função de segurar mais flores e fazer com que segure mais pimentões por planta, fortalecendo ainda mais a planta.




 Depois de 4 meses olha que belos pimentões, eu tive que amarrar alguns galhos pra não quebrar os galhos dele, pois eles pesam muito quando vão crescendo, eles ficaram bem vermelhinhos.

#hortaemvasosdoricardo #poda #pimentão #pimentões #colheita #vídeo #youtube #blog #vermelho #hortacaseira #horta #hortanatural #hortaorgânica #orgânica #orgânico #saúde