terça-feira, 5 de agosto de 2014

Como plantar sementes de alfaces: germinação #hortaemvasosdoricardo

Dica boa de como plantar suas sementes de alfaces


     Neste vídeo eu   mostro como eu faço pra preparar as minhas mudas de alfaces de uma forma bem simples.
 Primeiro eu uso terra vegetal, húmus de minhoca e substrato.
 o bom do substrato que faz com que a terra retenha mais água  e fique mais solta que facilita e muito o desenvolvimento da raiz do alface, pois em terras mais duras o alface tem o seu crescimento dificultado.
 Exemplo: eu uso a porção da mistura da terra.
 Em 1 quilo de terra vegetal
 uso 200 gramas de húmus de minhoca + 200 gramas de substrato.
 Eu usei 4 espécies de alface diferentes: crespa, lisa, mimosa e americana.
 Pra plantar basta fazer um furo na terra bem raso, quanto mais raso melhor, pois a semente quando nasce é muito sensível, cobrindo a semente com uma camada bem fina.
 A semente nasce depois 3 a 7 dias, quando a muda tiver cerca de 7 centímetros de comprimento da folha já dá pra fazer a sua transferência para um vaso maior.
 A distância boa para um alface crescer melhor é de 30 centímetros ou colocar em vasos individuais.
Lembrete, regar 1 vez ou 2 vezes se o dia estiver muito quente, prefira molhar ou de manhã ou de tarde, nunca durante o sol quente, poderá queimar suas folhas e cozinhar ela.

 Depois de 15 dias plantado ele fica do tamanho da foto, lembrando que para um bom crescimento ele precisa também de 4 a 8 horas de sol, sem sol ele não cresce, procure locais da casa ou apartamento que bata sol direto.




Alfaces depois de 1 mês de plantado


Alface mimosa com 1 mês
Alfaces mimosas com 2 meses pronto para ser colhido
Esta alface chego a 54 centímetros de largura, fico com um tamanho ótimo 
 uma alface demora cerca de 2 meses pra ser colhido, se deixar mais tempo a folha começa a ficar mais dura, e logo em seguida logo ela começará a dar flores e muitas sementes, cada botão do alface dá cerca de 15 a 20 sementes, aqui em casa consegui mais de 2 mil sementes apenas com 1 único pé de alface.

#hortaemvasosdoricardo #alface #germinar #germinou #semente #germinarsemente #germina #germinação #brotar #horta #hortacaseira #hortaorgânica #hortanatural #hortasuspensa #hortaemcasa #hortaemapartamento #vaso #plantar

Um comentário:

  1. Roberto, por favor, me ajude. Plantei vários tipos de alface numa jardineira, já tem 18 dias e acho que estão muito pequenas. Nas alfaces americana, 4 estações e mimosa já têm o brotinho da primeira folha verdadeira, mas não tenho certeza se o desenvolvimento está bom. Tivemos muitos dias de frio aqui em sp, não sei se isso influencia. Pode me dar alguma orientação?

    ResponderExcluir