sábado, 28 de março de 2015

Como colher sementes de alfaces #hortaemvasosdoricardo

Como colher sementes de alfaces.
 Para conseguir uma muda de alface: 

 Você tem que escolher a variedade que vai plantar, hoje em dias tem muitas espécies diferentes, as mais comuns são a crespa, mimosa e a lisa.
 Particularmente eu prefiro a mimosa, hoje em dia estou plantando a mimosa vermelha olha que linda na foto abaixo:

  Lindas, e aparecem muitas folhas.
 Alfaces mimosas: abaixo.

Alfaces lisas: abaixo.



 No vídeo abaixo eu plantei alface crespa e fui retirando as folhas debaixo, ai depois de 3 meses ele começa a crescer e crescer, nesta fase as folhas começam a amarga e não serve mais para ser consumido, ele cresce um tronco bem alto e pode passar de 1 metro de altura seu tronco e logo em seguida surgem as primeiras flores.
 Dão tantas flores, mais de 200, as flores são amarelas e depois elas viram balãozinhos que o vento leva voando para outros lugares.
 Mas para guardar as sementes tem que retirar assim que elas começam a secar e amarelar.
Cada flor que abre dentro dela tem cerca de 15 a 20 sementes de alface dentro dela, eu consegui cerca de 2 mil sementes apenas com este pé de alface do vídeo, e a germinação delas é excelente, não falha 1, por isso que é bom produzir suas próprias sementes.
 Olha o resultado das sementes que eu colhi e olha que o saquinho de gelinho está estufado, são sementes demais.
 Com estas sementes dá para plantar por um bom tempo, hehe.
Vai a dica do horta em vasos do Ricardo, boa sorte e boa colheita, obrigado por ler este artigo do blog.

#hortaemvasosdoricardo #semente #colher #alface #plantar #horta #hortacaseira #hortaorgânica


10 comentários:

  1. gostei do seu site guero participar para enviar ou receber sementes se quiser alguma semente aqui do sul eu mando pra voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nilce, legal.
      na minha comunidade tem muitas pessoas que estão trocando sementes, coloquei o atalho da comunidade logo abaixo do blog na descrição do vídeo.participe.

      Excluir
  2. amei o site, mas não consigo ouvir,pois é muito baixo.Preciso saber quais os adubos da alface, e como preparar a terra para plantio de morango.Agradeço muito se obtiver resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jane, a câmera que pega som baixo, com fone de ouvido aqui eu uso para aumentar o volume.
      Na alface eu uso terra vegetal,
      húmus de minhoca bem pouco
      substrato
      e farinha de osso, 2 colheres pequena.
      Já para plantar o morango substrato com húmus, e tem que colocar as sementes muito raso, pois elas são minúsculas, é bom depois de plantar colocar uma sacola plástica que faz a terra segurar umidade por mais tempo, ajudando a germinação

      Excluir
  3. Ola boa noite ! O texto vai ser um pouco longo...

    Há um tempo recuperei meu hábito de plantar que outrora somente em minha infância, contudo hoje sei que não basta aquela terra preta que se dizem adubada para plantio, quando comecei a voltar a plantar senti na pele hehehe.

    Tenho em minha casa 5 pés de pimenta dedo de moça muito tem crescidas e 6 pés de Salsa igualmente bons ! Bem...usando somente a terra preta 'adubada', acho agora que foi milagre haha. Me empolgei com o ' sucesso ', e comprei algumas sementes a mais, como Gigante Suiço Vermelho, Sortidas e alface ! As mudinhas até nasceram mais estão demorando bem para crescer, todas ficam no 2 andar de minha cada com umas 5 hrs ou 6 por dia de luminosidade solar. Porém as mudinhas mal cresciam, então pesquisei e comprei na primeira vez na vida, Humus de minhoca, substrato, NPK Líquido 04-18-08 e NPK Granulado 10-10-10 e por fim Hormonio Estimulador de Crescimento [esse por curiosidade]. Apliquei a 3 dias em Todas as minhas plantas inclusive mudas o NPK liquido, quanto tempo demorara o efeito ? e as mudinhas que mal crescem, tem chances ainda ? [elas tem 1 mes e meio e nem 1 cm ainda, o alface agora ta indo pra 5 folha mais está pequeno] ou terei de começar do zero, ou transplantas para uma terra melhor usando as combinações que eu comprei ? Bem essa é a minha duvida final, quando eu prepara uma terra nova, eu posso mistura o NPK granulado [nas devidas proporções] na terra e plantar de boa depois de 8 dias sem chance de queimar as raizes ? Enfim espero que tenha entendido a aflição de primeiro marinheiro hahaha

    Uma boa noite e obrigado pela atenção desde ja !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a alface tem que ser substituída, eu aqui não uso npk, eu uso torta de mamona que substitui por ser mais natural.
      Eu uso terra vegetal, que é praticamente igual a terra preta.
      depois eu adiciono farinha de osso, que faz a planta crescer muito bem quando elas são bem novas, de 1 a 2 colheres já serve e deve ser misturada bem com a terra.
      Depois eu adiciono húmus de minhoca e esterco curral.
      para plantar alface e fazer ela crescer bem tem que ter um vaso que caiba bastante terra, vasos pequenos já testei diversas vezes e crescem pouco, e eles secam rápido a umidade fazendo com que a planta sinta falta de água, para segurar mais água no solo tem que ou por areia lavada ou substrato na terra que segura mais água, isso faz a planta crescer mais por sempre manter água, e por cima da terra pode fazer uma camada de capim seco ou folhas por cima, que faz com que o sol não seque a terra por cima e evita da terra fique compacta quando chove,
      Outra coisa as alfaces tem que ter uma distância de 25 a 30 centímetros de uma planta da outra senão ela não cresce, uma anula o crescimento de uma da outra se ficarem perto demais. Se tiver mais dúvidas pode perguntar, tentarei sempre ajudar, obrigado

      Excluir
    2. Esqueci de perguntar, como faço para produzir mudas decentes de alface ? Terra com substrato ou só o substrato ? e por fim fiquei sabendo que mamona é muito forte, quanto ponho sem prejudica a muda ?

      Desde ja muito obrigado, e caso haja mais de 1 msg está meio doido o navegador aqui

      Excluir
    3. Para fazer muda é melhor substrato com um pouco de húmus.
      Ai já pode preparar o lugar que a muda vai ficar, eu coloco farinha de osso 2 colher pequena por metro quadrado 1m x 1m, húmus de minhoca e um pouco de torta de mamona, eu coloco substrato no meio para a terra ficar bem solta, isso ajuda muito as raízes crescerem melhor e segura umidade por mais tempo na terra

      Excluir
  4. Ricardo muito bom seu blog. Eu plantei alface lisa mas agora ela está produzindo espinhos nas folhas. Será que não posso mais consumir?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tem que guardar as sementes na geladeira?

    ResponderExcluir