sábado, 28 de março de 2015

Como colher sementes de alfaces #hortaemvasosdoricardo

Como colher sementes de alfaces.
 Para conseguir uma muda de alface: 

 Você tem que escolher a variedade que vai plantar, hoje em dias tem muitas espécies diferentes, as mais comuns são a crespa, mimosa e a lisa.
 Particularmente eu prefiro a mimosa, hoje em dia estou plantando a mimosa vermelha olha que linda na foto abaixo:

  Lindas, e aparecem muitas folhas.
 Alfaces mimosas: abaixo.

Alfaces lisas: abaixo.



 No vídeo abaixo eu plantei alface crespa e fui retirando as folhas debaixo, ai depois de 3 meses ele começa a crescer e crescer, nesta fase as folhas começam a amarga e não serve mais para ser consumido, ele cresce um tronco bem alto e pode passar de 1 metro de altura seu tronco e logo em seguida surgem as primeiras flores.
 Dão tantas flores, mais de 200, as flores são amarelas e depois elas viram balãozinhos que o vento leva voando para outros lugares.
 Mas para guardar as sementes tem que retirar assim que elas começam a secar e amarelar.
Cada flor que abre dentro dela tem cerca de 15 a 20 sementes de alface dentro dela, eu consegui cerca de 2 mil sementes apenas com este pé de alface do vídeo, e a germinação delas é excelente, não falha 1, por isso que é bom produzir suas próprias sementes.
 Olha o resultado das sementes que eu colhi e olha que o saquinho de gelinho está estufado, são sementes demais.
 Com estas sementes dá para plantar por um bom tempo, hehe.
Vai a dica do horta em vasos do Ricardo, boa sorte e boa colheita, obrigado por ler este artigo do blog.

#hortaemvasosdoricardo #semente #colher #alface #plantar #horta #hortacaseira #hortaorgânica